segunda-feira, 10 de março de 2008

TUDO PARA MULHERES, OU QUASE TUDO...


Pensando nelas
Para agradá-las, surgem serviços e produtos cada vez mais femininos



Hoje, a mulher que está no mercado de trabalho possui, em média, um ano a mais de estudo que o homem, mas o seu salário ainda é mais baixo, correspondendo a 65% da remuneração masculina. Mesmo assim, as mulheres se tornaram uma parcela significativa dos consumidores, com poder de compra muitas vezes superior ao dos homens. Direta ou indiretamente, elas são responsáveis pela decisão na hora da compra. Por este motivo, o público feminino deixou de ser visto apenas como um "nicho" de mercado, e muitos produtos e serviços estão sendo pensados para atender exclusivamente às suas necessidades. E a tendência é que o poder de consumo feminino (inclusive o salário) aumente cada vez mais.
Empresas dos mais diversos segmentos têm percebido essa demanda, preocupando-se em desenvolver e oferecer itens, utilidades e espaços "só para elas". Inclua neste pacote desde acessórios, produtos de informática e carros até academias, lazer e cursos. É também com este foco que o Bolsa de Mulher está lançando o seu espaço de e-learning, a Universidade Feminina. Os cursos online oferecidos são destinados às mulheres que desejam agregar conhecimento em diversas áreas, como fotografia, maquiagem, finanças e gastronomia. "É um canal especial de relacionamento com as usuárias. As mulheres ganham cursos gratuitos voltados ao seu perfil. O Bolsa oferece um espaço único de informação e troca de experiências e as marcas que desejam falar com o público feminino se associam à educação e ganham um formato diferenciado de anunciarem", afirma Andiara Petterle, CEO do Bolsa de Mulher.
Tem muito mais para elas!
Os objetos produzidos para o público feminino vão muito além das roupas, jóias e acessórios, já tão relacionados ao seu universo. A verdadeira "revolução" no mercado se deve à atenção que marcas e segmentos comumente associados aos homens - ou sem distinção de sexo - estão dispensando, agora, às mulheres. Nomes como Nike e Adidas há alguns anos incluíram em sua lista de produtos linhas exclusivamente pensadas para elas. Surgiu a NikeWomen, com produtos milimetricamente adaptados às formas do corpo da mulher. A Adidas, além da Adidas Women, conta com a parceria da estilista Stella McCartney, que assina uma coleção de roupas e calçados esportivos femininos cheia de charme e estilo.

Na parte de eletrônicos, sempre tem uma versão cor-de-rosa ou mais delicada de um laptop, de um MP3 player, de um celular etc. A Leadership, maior distribuidora de acessórios de informática do Brasil, lançou até uma linha feminina de produtos, que vão desde cases floridos para notebooks, passando por pen drives customizados em irresistíveis tons pink, até mouses e teclados decorados com strass. Já tem até um modelo de celular, lançado no Japão, com alarme que avisa quando está chegando o período fértil, entre outras funções. O que dizer, então, do vibrador íntimo OhMiBod, apetrecho que, conectado ao iPod, produz vibrações que acompanham o ritmo da música que está sendo tocada? No mínimo interessante...
Pensando nelas
Consumidoras especiais
Em 2002, a Renault fez uma parceria com O Boticário e apresentou uma proposta de carro que atendesse às motoristas do sexo feminino. A série especial Clio Sedan O Boticário unia características como conforto, segurança, beleza e design diferenciado. Alguns itens foram adicionados especialmente para elas, como bancos com tecido aveludado (para não desfiar as meias) e espelho no quebra-sol do motorista, isso sem esquecer a relação custo x benefício e o porta-malas espaçoso. O modelo fez tanto sucesso que a série foi reeditada em 2004.
De corpo elas entendem
E que tal ir a uma academia só para mulheres, que oferece aparelhos e aulas que respeitam o físico feminino e que permite que suas usuárias possam, em poucos minutos diários, se exercitar sem ficar "constrangida" com olhares masculinos? Pois este estilo de academia, que teve origem nos Estados Unidos, está virando febre no Brasil. Na maioria dos centros, os equipamentos são projetados especialmente para o corpo feminino e as clientes ainda contam com orientação nutricional e acompanhamento de uma personal trainer. Homem não entra!
A Curves, com cerca de 200 unidades espalhadas pelo país, é a maior franquia de fitness do mundo, alcançado este destaque principalmente através de propaganda boca-a-boca. O conceito da academia foi criado em 1992 por um casal norte-americano e apresenta um programa baseado em seções de 30 minutos de exercício. Seguindo a tendência, veio também a Contours Express, que já possui unidades em 14 estados brasileiros, e outras menores, como a Anima Fitness, em São Paulo, e a Formas Femininas, na zona sul carioca.
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Para quem quer entrar de vez na "geração saúde" e está no litoral, as escolas de surfe feminino são uma boa opção. Uma delas é a Surfergirls, considerada a melhor escola de surfe da Califórnia e do Brasil, que oferece aulas e colônias de férias. Há unidades em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Estados Unidos e Portugal.
Elas também pensam "naquilo"
No Brasil, as mulheres já representam cerca de 70% dos consumidores de sex shops, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico (ABEME). Pensando nisso, novas empresas têm surgido no setor focadas no atendimento diferenciado à mulher. Até boutiques famosas, como a Clube Chocolate, investiram na idéia de explorar esse lado mais "picante" de suas clientes. Aberto em 2004, o sofisticado Clube das Meninas fica escondido no último andar da loja paulista e permite somente a entrada de mulheres. A filial carioca, no shopping Fashion Mall, também reservou um cantinho para as novidades sensuais.
A boutique erótica A2, no Rio de Janeiro, deu origem à A2 Ella, vetada para os rapazes. Lá, além de ver e adquirir produtos para esquentar a relação, a cliente pode aprender técnicas como pompoarismo e pole dance, por exemplo. Aliás, essas aulas estão cada vez mais populares. A professora de pompoarismo Stella Alves e a palestrante Nelma Penteado ministram cursos sobre "a arte de amar", que incluem lições de sedução, massagem sensual, kama sutra e, é claro, strip tease.

document.context=Um outro espaço estiloso no Rio de Janeiro dedicado às mulheres é o Pink Chic, no shopping Downtown, onde elas podem encontrar não só brinquedos eróticos e lingeries, mas também livros, salão de beleza, tratamentos de pele, massagens, comidinhas e um lounge para reunir as amigas. Para o Dia Internacional da Mulher, a loja organizará um evento especial neste sábado, a partir das 18h. Além de um bate-papo com a sexóloga e psiquiatra Rita Jardim, as clientes ganharão lembrancinhas e poderão se deliciar com uma cascata de chocolate.
Pensando nelas
Produtos mulherzinha

Em casa, contratar um "marido de aluguel" também é possível. Opa, mas sem segundas intenções! O serviço prestado aqui diz respeito àquelas coisinhas de casa e automóvel com as quais muitas não conseguem lidar: reparos elétricos, instalações hidráulicas, troca de lâmpadas, pintura etc. E se quiser um motorista particular, ele está ao seu dispor. Pode soar estranho, mas esta foi a solução que alguns homens encontraram para ganhar um dinheiro extra, colocando em prática o que sabem fazer e ajudando possíveis "donas de casa desesperadas".
Na sua estante
O mercado editorial também percebeu o constante fortalecimento da mulher como consumidora. Com revistas que englobam vários aspectos do universo feminino (Corpo a Corpo, Uma, Atrevida, entre outras), a Símbolo tornou-se a segunda maior editora em títulos direcionados para a mulher e a terceira maior editora do Brasil. Para elas, também não faltam livros. A Editora Gente separou uma coleção de títulos que trazem a mulher como inspiração: Mulheres lideram melhor que homens (R$ 33), Você, dona do seu tempo (R$ 19,90), Mulheres ambiciosas ganham mais (R$ 29,90), Não tenha vergonha de ser bonita (R$ 19,90) e Guia prático para um namorado perfeito (R$ 35) são alguns lançamentos recentes.
A livraria DaConde, no Rio de Janeiro, dá mais sugestões para presentear uma mulher especial (ou para se presentear) no Dia Internacional da Mulher: Mulher - A Conquista da liberdade e do Prazer (R$ 23,90, ed. Ediouro), de Moacir Costa, celebra o crescimento das mulheres e sua vocação para a felicidade, mostrando que a busca por uma vida mais feliz, prazerosa e plena é um projeto possível. Aos interessados em saber um pouco mais sobre as conquistas das mulheres ao longo da história, O século XX - a mulher conquista o Brasil (R$ 150, Aprazível Edições) traz fascinantes imagens que ilustram um século em que a mulher provou sua capacidade de agir, marcando a vida brasileira com sua presença visível e apaixonante. Em Minha história das mulheres (R$ 35, ed. Contexto), a historiadora Michelle Perrot narra o processo da crescente visibilidade das mulheres em seus combates e suas conquistas nos espaços público e privado. E para as curiosas de plantão, nada melhor que "O Guia das Curiosas" (ed. Panda Books, R$ 49,90), que será lançado no próprio dia 8 de março.

Mônica Vitória Leia mais deste autor.

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