quinta-feira, 24 de abril de 2008

Etiqueta.....O valor do respeito nos dias atuais

Porque as pessoas devem se preocupar com boas maneiras? O mundo tornou-se mal- educado? Como harmonizar as normas de Etiqueta de ontem com a atualidade? As normas de Etiqueta nunca foram tão necessárias como nos dias de hoje, onde vivemos uma verdadeira guerrilha urbana, gerando uma violência crescente. A falta de educação está definitivamente associada à falta de respeito pela dignidade do próximo.Esta semana pude observar uma senhora, em adiantado estado de gravidez, de pé em um ônibus e, diversos homens sentados.

Nenhum se levantou para dar o lugar. Isso me fez pensar sobre o assunto. Qualquer pessoa , em qualquer circunstância, sem restrição de classe ou origem social, pode conviver de forma elegante e civilizada. Não custa nada cultivar um convívio mais humano e pacífico.Qual o valor das Normas de Etiqueta e boas maneiras, no mundo atual? Abro meus e-mails, e fico feliz ao ver que, para muitas pessoas a civilidade e o bom senso, ainda são muito importantes. Um sorriso, uma flor, uma palavra amiga, um abraço, um agradecimento, um muito obrigado, por favor e, sobretudo a suprema elegância de um pedido de desculpas, continuam existindo para amenizar a difícil convivência deste século.

O homem nunca esteve tão violento e, ao mesmo tempo, nunca se preocupou tanto em tentar modificar esta realidade, que nos faz pensar sobre que mundo nossos netos herdarão.Devemos fazer um esforço, nos policiar nos mínimos gestos, para corrigir hábitos, aprimorando nosso lado amável. Não pense o leitor que estou dizendo para sair por aí beijando todo mundo, ser lisonjeiro em excesso. A pessoa verdadeiramente polida é naturalmente amável, simples e natural para com os outros.

Não é necessário copiar os modismos ou tudo que os outros fazem. Afinal eles nem sempre estão certos. É preciso abolir o esnobismo. Ser elegante sem perder o senso de equilíbrio e, conquistar sua liberdade e segurança, perante si mesmo e a sociedade.

Nenhum comentário: